Spyder Race: Fabio Perez volta a vencer após seis etapas

Ganhador de cinco provas no ano passado, atual campeão da categoria não freqüentava o degrau mais alto do pódio desde agosto do ano passado.

Distante do degrau mais alto do pódio desde agosto do ano passado, o paulista Fabio Perez voltou a brilhar na Spyder Race ao faturar a terceira etapa do campeonato, encerrada no início da tarde deste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ganhador de cinco das doze corridas disputadas pela categoria em 2008, Perez atravessava um jejum qe já durava seis provas, e reverteu a situação de maneira incontestável nesta tarde.

 

“Conseguimos acertar novamente o carro, que voltou a ter um desempenho semelhante ao apresentado na primeira corrida do ano”, explicou o vencedor, que é, também, o atual campeão da categoria. “Na corrida passada tivemos um problema de motor, mas hoje tudo funcionou perfeitamente. Como não marquei pontos na primeira corrida, e na prova passada cheguei em quarto, o resultado de hoje acabou sendo fundamental para o campeonato”, disse ele.

 

Na corrida de hoje, Fabio Perez acabou não tendo adversários nem mesmo após a entrada do safety car, que reagrupou o pelotão quando restavam apenas quatro voltas para o final. Não faltaram emoções, no entanto, na disputa pelo segundo lugar entre Rodrigo Posses, Sérgio Pistili, Hyppolito Martinez e Fernando Fortes.

 

Os quatro se alternaram na posição ao longo da prova, que terminou com Pistili em segundo depois de vencer o duelo com Fortes nas voltas finais. “Foi um segundo lugar bastante suado, e que poderia ter terminado com qualquer um de nós na frente. A briga começou com o Hyppolito, depois foi com o Rodrigo e, por fim, com o Fernando. Como viemos trocando de posição o Fabio abriu bastante, mas de qualquer maneira acho que não teríamos conseguido acompanhá-lo de perto. Hoje foi o dia dele”, declarou Pistili.

 

Autor da segunda melhor volta do dia – a primeira ficou com Henrique Assunção, o quinto na prova –, Fernando Fortes era só alegria depois da prova. Ele elogiou a conduta de Pistili, com quem trocou diversas vezes de posição nas últimas voltas, e comemorou o terceiro lugar.

 

“Fiz de tudo nessa corrida”, falou Fortes. “Comecei ganhando três posições na largada, indo de sexto para terceiro, depois rodei sozinho, me recuperei, e tive essa disputa palmo a palmo com o Pistili. Ele acabou levando a melhor, mas foi ótimo. Chegamos a nos tocar, mas nunca de maneira maldosa. Foi uma disputa emocionante que valeu o fim de semana”, encerrou o terceiro colocado.

 

Hyppolito Martinez continua na liderança do campeonato apesar de ter abandonado neste fim de semana, mas viu sua vantagem para o segundo colocado cair bastante. Fabio Perez, o atual vice-líder, tem 30 pontos, contra 40 do primeiro colocado. Fernando Fortes é o terceiro, com 28.

 

Estreante vence na Light – se na classe principal a vitória ficou com um dos pilotos mais experientes do grid, na Light a primeira posição foi de um estreante na categoria. O mato-grossense Raijan Mascarello, que há 15 anos pilota em circuitos de terra na categoria autocross, fez sua primeira corrida na categoria e, logo na estréia, deixou o autódromo de Interlagos com o troféu pelo primeiro lugar.

 

“O carro me surpreendeu positivamente, e não vejo melhor relação custo-benefício no Brasil hoje do que na Spyder Race. Vim fazer essa corrida apenas por curiosidade, para ver como me saía em provas de asfalto e para conhecer a categoria, e não vou mais parar”, garantiu o vencedor. Ele continuará, no entanto, disputando o Campeonato Brasileiro de Autocross, e trocará apenas o paranaense da categoria pela Spyder Race.

 

Mascarello fechou a disputa à frente de Evandro Pelati, ganhador da primeira corrida do ano, e de Mauro Fiamm. Com esse resultado, Pelatti diminuiu para apenas um ponto a diferença que o separa do atual líder do campeonato, Ronaldo Kastropil (37 a 36).

 

“Nosso carro não foi tão bem com pneus novos, e não consegui um bom desempenho para essa corrida”, disse Pelati. “Mas, de qualquer maneira, a equipe está de parabéns e o importante foi termos nos mantido em boa colocação no campeonato”, encerrou. O resultado completo da etapa deste domingo da Spyder Race foi o seguinte:

 

1) Fábio Perez, 25 voltas em 46min21s040

2) Sergio Pistili, a 3s613

3) Fernando Fortes, a 3s807

4) Celso Freitas, a 4s951

5) Henrique Assunção, a 4s979

6) Raijan Mascarello, a 17s515

7) Ivan Mendes, a 19s811

8) Evandro Pelati, a 48s381

9) Rodrigo Posses, a 55s206

10) Mauro Fiamma, a 1 volta

11) Ronaldo Kastropil, a 4 voltas

12) Paulo Kato, a 7 voltas

13) Marco Cozzi, a 8 voltas

14) Alfredo Landsberger, a 12 voltas

15) Frederico Fiamma, a 13 voltas

16) Hyppolito Martinez, a 16 voltas

17) Jacomo Sanzone, a 20 voltas

18) Rony Martins, a 22 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *