Stock: Categoria muda para melhorar espetáculo

Carro, treinos classificatórios e corrida ganham novo modelo.

Além de um novo carro, que substitui o modelo utilizado desde 2000, o fim do sistema de minicorridas nos treinos classificatórios, a concessão de pontos aos três primeiros do grid e a troca obrigatória de pneus nas provas são as principais novidades da Stock Car para 2009. As mudanças, todas com o propósito de reforçar o aspecto esportivo da principal categoria do automobilismo nacional, entrarão em vigor na abertura da temporada, marcada para domingo no Autódromo de Interlagos (São Paulo).

O novo formato de tomadas classificatórias utiliza parte do sistema utilizado no ano passado. Nos primeiros 20 minutos, os 16 pilotos mais lentos formarão a ordem de largada do 17º ao 32º lugares. A seguir, os demais voltarão à pista para mais 15 minutos de sessão que garantirão a passagem dos seis mais rápidos à superclassificação e preencherão as vagas da 7ª à 16ª posições. A disputa da pole terá 10 minutos de duração e a classificação será formada pelo tempo médio das três melhores voltas de cada piloto. Testadas em 2008 e sem jamais cair totalmente no gosto de pilotos e equipes, as minicorridas foram aposentadas.

“É uma idéia interessante”, concorda Xandinho Negrão, um dos estreantes da Stock Car em 2009 e que será companheiro do paranaense William Starostik na Equipe Medley. “Acho apenas que deveríamos ter mais pneus novos durante o fim de semana”, ressalva, diante do limite de dois jogos novos imposto pelos organizadores. Os seis pilotos que ocuparem as três primeiras filas do grid terão de largar com os mesmos pneus da última sessão classificatória. Na visão dos promotores, ao partir com pneus mais gastos que os rivais, eles terão dificuldades para abrir vantagem nas voltas iniciais e dificilmente desgarrarão do grupo, valorizando o espetáculo para o público nas arquibancadas e de televisão.

“As minicorridas eram arriscadas e não agradaram. Agora ficará melhor e a bonificação de pontos valorizará a briga pela pole”, aplaude Starostik, que iniciará sua terceira temporada na divisão principal. Pela nova fórmula, os três primeiros do grid serão recompensados pelo desempenho nos treinos de classificação. O pole receberá três pontos; o segundo colocado, dois; e o terceiro, um ponto. Esses pontos também serão agregados à contagem inicial dos playoffs, que permanecerão valendo como torneio para a definição do título de pilotos. Desta forma, quem terminar a fase classificatória de oito provas na ponta da tabela, iniciará as quatro decisivas com 225 pontos mais o acumulado nas tomadas classificatórias.

Outra atração do campeonato será a troca de pneus. Ela foi obrigatória na Corrida do Milhão de Dólares, vencida em agosto passado por Valdeno Brito no Rio de Janeiro, e desde então, embora facultativa, passou a ser seriamente considerada pelos estrategistas das equipes. Em 2009, será obrigatória a troca dos quatro pneus entre o 25º e o 35º minuto da prova, quando os boxes estarão abertos para troca por duas voltas.

O reabastecimento também continuará sendo compulsório, mas não poderá ser efetuado simultaneamente à troca de pneus. O acréscimo de combustível será processado entre 15 e 18 minutos de corrida, durante a janela igualmente com duas voltas de duração. “Como cada equipe tem dois carros, entrará um em cada volta. Com a diminuição do intervalo para os pit stop, deixará de existir a estratégia diferenciada de cada equipe”, observa Xandinho. Em 2008, a decisão de mandar seus carros para os boxes no momento certo contribuiu para o diretor-técnico da Medley, Andreas Mattheis, alcançar os resultados que lhe garantiram a dobradinha nos campeonatos de pilotos e equipes.

Apesar da crise financeira que também respingou na categoria, a capacidade máxima de 32 carros no grid foi alcançada nesta semana quando Pedro Gomes acertou com a Action Power e assegurou o último posto disponível. O irmão Marcos, vice-campeão do ano passado, será seu parceiro. A TV Globo seguirá exibindo as provas, mas o formato das transmissões também foi alterado. Neste domingo, a emissora só entrará ao vivo a partir do pit stop para troca de pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *