Stock: Começa a corrida pelo Milhão

Treinos livres começam nesta sexta-feira, em Interlagos

O caminho para o prêmio de um milhão reais na Stock Car começa nesta sexta-feira. Os 34 pilotos que disputam a categoria iniciarão o treinos livres oficiais para a Corrida do Milhão Goodyear, programada para este domingo, a partir das 11h, no Autódromo Internacional José Carlos Pace. Ajustar o carro e buscar o melhor rendimento possÁ­vel são as metas de equipes e pilotos nas duas sessões programadas para esta sexta-feira, Á s 11h20 e 15h35. Mas o dia começa mais cedo, a partir das 8h, com os treinos do quarta etapa do Mini Challenge e da quinta corrida da Copa Chevrolet Montana.

A mais importante corrida do ano. Assim será a Corrida do Milhão, válida pela sétima etapa da Copa Caixa Stock Car. Sua importância vale pelo prêmio, um dos maiores já pagos nos automobilismo nacional, e pelo momento na competição, já que será a penúltima etapa antes da Super Final, na qual apenas dez pilotos continuarão na briga pelo titulo e ainda a lista não está definida. Como se vê, o topo do pódio nunca teve tanta importância como desta vez. Uma coisa é certa: a Mega Sena talvez não faça nenhum milionário neste final de semana, mas a Stock Car certamente fará.

A corrida, como não poderia deixar de ser, terá uma formato diferente. Serão 36 voltas no circuito de 4.309 metros, com a previsão de duas paradas (pit stops) e troca de pneus. Por isso, será uma disputa muito mais estratégica, com pilotos e equipes buscando a melhor forma de encarar o desafio. O vencedor da primeira edição da Corrida do Milhão, o paraibano Valdeno Brito, fala sobre sua expectativa.

“Na Stock Car, vencer uma corrida é extremamente difÁ­cil, pois temos pilotos e equipes de excelente qualidade. E essa corrida, em especial, torna-se ainda mais difÁ­cil por ser mais longa, e consequentemente mais desgastante tanto fisicamente quanto para o equipamento. A equipe também terá um trabalho fundamental, pois serão dois pit stops e para vencermos tudo tem que sair perfeito. Deverá ser uma prova emocionante”, diz o piloto da Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet).
Na briga pela classificação, o sorocabano Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), está na frente com 94 pontos; seguidos pelos dois pilotos da Eurofarma RC (Chevrolet), Max Wilson, 72; e Ricardo MaurÁ­cio, 71. Os dez mais bem colocados após seis etapas são os seguintes: 1) Átila Abreu, 94; 2) Max Wilson, 72; 3) Ricardo MaurÁ­cio, 71; 4) Cacá Bueno, 61; 5) NonÁ´ Figueiredo, 57; 6) Felipe Maluhy, 56; 7) Daniel Serra, 54; 8) Allam Khodair, 47; 9) Julio Campos, 36; 10) Thiago Camilo, 28.

Vale destacar que, mais uma vez, a Copa Caixa Stock Car apresenta grande equilÁ­brio, com seis vencedores diferentes em seis etapas: Max Wilson, em São Paulo; Allam Khodair, em Curitiba; Ricardo MaurÁ­cio, no Velopark; Felipe Maluhy, no Rio de Janeiro, Átila Abreu, no GP Ribeirão Preto; e Cacá Bueno, no GP Bahia.

Outras atrações

Mas a Corrida do Milhão Goodyear não será a única atração do final de semana. Após 90 dias sem competição, a Copa Chevrolet Montana volta a ser atração em São Paulo, com sua quinta etapa. A divisão de acesso também tem se destacado pelo equilÁ­brio, com quatro vencedores em quatro provas. Além disso, o lÁ­der da competição, Rafael Daniel, da Scuderia 111, com 57 pontos, comprova que a regularidade é importante. Campeão de 2009 da Copa Vicar, ele ainda não venceu na disputa, mas vem apresentando bom desempenho.

A classificação geral até o momento esta assim: 1) Rafael Daniel (SP), 57; 2)Diogo Pachenki, 54; 3) Eduardo Leite, 51; 4) Lucas Finger, 48; 5) Sérgio Jimenez, 40; 6) Douglas Soares, 33; 7) Sérgio Ramalho, 30; 8)Wellington Justino, 30; 9)Átalo Silveira, 29; 10)Serafim Jr.28.

A disputa também tem sido acirrada no Mini Challenge, comprovando o bom nÁ­vel técnico dos pilotos. Fábio Viscardi, vencedor da segunda bateria em São Paulo, é o lÁ­der com 94 pontos. Seguido por José Mario Castilho, que também teve bom resultado na capital paulista com um terceiro lugar na segunda bateria e soma 88 pontos. O terceiro colocado é baiano Patrick Gonçalves, com 82 pontos, que vem embalado dos excelentes resultados em Salvador e ainda tem a boa lembrança do pódio em São Paulo, quando garantiu o terceiro lugar na primeira bateria.

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome Á  divisão, que ainda tem o patrocÁ­nio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocÁ­nio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava e Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.