Stock: Motivação segue igual para quem está fora do playoff

Petrobras-Action Power descobre defeito na asa traseira do carro de Thiago Marques que fazia o piloto perder até 1s5 por volta; desempenho dos pneus também preocupa equipe.



Na etapa que definirá os dez concorrentes ao título da Stock Car, os pilotos que não tem mais chance de classificação garantem que a motivação para lutar por vitórias segue a mesma nas corridas finais.


 


Na busca por um bom resultado nesta segunda parte do campeonato, Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina) recebeu uma boa notícia nesta semana: o time encontrou um grave defeito na asa traseira do carro após uma minuciosa revisão feita na oficina da Petrobras-Action Power.


 


Na sétima etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), e na sexta, em Curitiba, Marques enfrentou uma série de problemas no acerto do carro, que não respondia às mudanças feitas pelo piloto, técnicos e engenheiros. Mesmo utilizando um set up que surtia efeito com o companheiro de equipe, Luciano Burti, o Volkswagen Bora de Thiago não demonstrava o mesmo potencial.


 


“O comportamento do carro era muito estranho. Mudávamos item por item e nada melhorava a performance. Agora, achamos a causa deste problema, já que a asa traseira estava com os reforços internos quebrados. Na prática, era como se eu não tivesse arrasto aerodinâmico na parte de trás e por isso o carro perdia muito tempo nas curvas de alta velocidade. Em um circuito como Santa Cruz, por exemplo, esta perda pode chegar até 1s5 por volta”, explica Marques.


 


Segundo o piloto, o problema que as equipes da Stock Car estão enfrentando com os pneus também ajuda a dificultar o diagnóstico das falhas de acerto. “Cada jogo de pneu funciona de um jeito e com isso a gente perde o referencial de performance”, comenta Marques. “Esperamos que o problema seja solucionado nesta etapa, que é uma das mais exigentes neste quesito”, diz, citando a composição excessivamente abrasiva da pista de Brasília.


 


A falta de performance na etapa passada tirou de Marques a chance final de classificação para o playoff da Stock Car, mas nem por isso tira o ânimo do piloto para as corridas finais, considerada a fase mais importante não apenas pela disputa do título, mas também pela maior exposição dos patrocinadores, já que as cinco provas serão transmitidas ao vivo pela TV Globo.


 


“Claro que em nenhum momento passou pela minha cabeça que ficaríamos de fora do playoff, mas o campeonato segue normalmente e quero lutar pelas primeiras colocações nestas cinco corridas restantes e isso nossa equipe mostrou que tem condições de fazer”, comentou Marques.


 


O diretor-técnico da Petrobras-Action Power, Paulo de Tarso, reforça o discurso de manter a motivação em alta da equipe. “Em duas corridas saímos na pole, dominamos a corrida e merecíamos a vitória. Infelizmente, por problemas como pneus furados, quebra de motor, quebra de semi-eixo, enfim, ficamos de fora. São fatalidades que fazem parte do automobilismo e podem acontecer mesmo sendo nosso time um dos que mais trabalha na manutenção preventiva de todas as peças do carro. Queremos seguir brigando pela vitória, que quase veio com o Luciano na última etapa. Agora que achamos o defeito no carro do Thiago, tenho certeza de que seremos competitivos com os dois carros em Brasília”, completa Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *