Stock: O importante é largar na frente

No automobilismo moderno, a maioria das corridas são definidas logo em seu começo. Desta forma, os treinos de classificação têm adquirido uma importância cada vez mais fundamental, principalmente nas categorias em que as provas são curtas e sem pit-stop programado.


É pensando nisso que o paulista Allam Khodair (Bennamed/Sorriso/Monroe) está montando a sua estratégia para os treinos oficiais que terão inÁ­cio nesta sexta-feira (30/6) em Interlagos, zona sul de São Paulo (SP), preparatórios para a quarta etapa da Stock Car V8, que terá largada as 13 horas de domingo (02/7), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

“Em qualquer categoria, largando bem na frente, nas três primeiras filas, mesmo não tendo um excelente carro, você vai fazendo uma corrida planejada, estratégica e técnica, e tem grande chance de chegar Á  frente. Você faz uma corrida Á  parte, com todo mundo andando forte e com a pista mais livre, e acaba se livrando do bolo, do enrosco”, acredita Allam Khodair, um dos pilotos mais rápidos da Stock Car, que em Curitiba largou da sétima posição e mesmo assim não pontuou.

Para se ter uma noção da importância de se largar na frente na Stock Car, o pódio das duas provas realizadas com pista seca, em São Paulo e Curitiba (PR), foi formado somente por pilotos que participaram da Super Classificação, ou seja, que largaram das cinco primeiras filas. “A história mostra que o mais importante mesmo é você partir das cinco primeiras posições”, alerta o piloto da Bennamed/ Sorriso/Monroe, que quer trabalhar bastante nos dois treinos livres, pensando mais no acerto de seu Astra para aproveitar bem a performance dos pneus zero km. “No primeiro treino vamos ver mecanicamente algo diferente para ter um melhor desempenho na classificação. Vamos trabalhar para o uso dos pneus novos na classificação”, define Khodair.

Em virtude do peso do treino classificatório no resultado das corridas, a organização da Stock Car V8 mudou pela terceira vez nesta temporada a formatação das práticas cronometradas, para encontrar um critério mais justo e igualitário. “A organização está procurando a receita perfeita de classificação, o que é muito difÁ­cil. O novo sistema de classificação dá a mesma condição de pista para todos.Então, ficará mais equilibrado. No entanto, se alguém quebrar ou tiver algum problema, não tem outra chance”, opina Allam Khodair.

A nova programação de treinos prevê duas práticas livres na sexta-feira, sendo uma de 45 minutos para cada grupo com metade dos pilotos inscritos, e outra de 90 minutos, reunindo todos os concorrentes, mas com direito ao máximo de 20 voltas. No sábado será realizado o treino classificatório, de 90 minutos de duração, com todos os carros juntos percorrendo o máximo de 16 voltas. Na Super Classificação participam apenas os dez mais rápidos, para reordenar as cinco primeiras filas do grid de largada.