Stock: Pilotos fora do playoff se destacam na fase decisiva

Nas últimas três provas (Brasília, Tarumã e Argentina), Stock teve domínio daqueles que não brigam pelo título: subiram no pódio seis pilotos fora do playoff, contra apenas três classificados.

No primeiro ano da implementação do sistema de playoff na disputa do título, as corridas decisivas vem sendo marcadas até aqui pelo domínio de pilotos que não estão na briga pelo campeonato.


Nas últimas três corridas (Brasília, onde os dez candidatos foram definidos, e as duas primeiras do playoff, em Tarumã e Buenos Aires), estiveram no pódio seis pilotos que já não brigam pelo título: Chico Serra, Pedro Gomes, Valdeno Brito, David Muffato, Ingo Hoffmann e Luciano Burti. Apenas três dos dez participantes do playoff conseguiram se intrometer neste domínio dos “coadjuvantes”: Hoover Orsi, Giuliano Losacco e Felipe Maluhy.


O destaque da turma excluída da briga pelo campeonato é facilmente explicado pelos próprios pilotos. “Esta estatística é interessante, mas só evidencia o que estamos dizendo há algum tempo: a Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo. Ou seja, muitos pilotos de ponta que teriam chance de estar no playoff e não entraram por algum tipo de circunstância continuarão se destacando, independentemente da luta pelo título”, comenta Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom). O equilíbrio ainda é evidenciado pelo fato de ninguém ter conseguido repetir um pódio nas últimas três provas.


Esta performance também esclarece aqueles que questionavam a motivação dos pilotos de fora da briga do título. “Quem tem potencial para brigar pela vitória vai acelerar ainda mais nas corridas finais e estas três últimas provas mostram isso”, acredita Burti.


Destaque em Tarumã, onde apenas dois dos seis primeiros estavam no playoff, Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina) também reforça esta tese.


“Se pensarmos bem, são poucas etapas para definir os candidatos. Como a categoria é muito competitiva, obviamente alguém com potencial de brigar pelos primeiros lugares ficará de fora, principalmente se teve problema no início do campeonato”, afirma o paranaense.


Os dois pilotos da Petrobras-Action Power prevêem mais um final de semana com luta intensa pela vitória –e novamente reunindo pilotos que estão dentro ou fora do playoff. Um fator de emoção extra será a estréia do novo circuito de Jacarepaguá, remodelado devido às obras dos Jogos Panamericanos. A realização da prova carioca foi elogiada pelos pilotos.


“Temos que agradecer o empenho da CBA e da Vicar para fazer esta etapa, que é muito importante por estar dentro do segundo maior mercado do Brasil, ago fundamental para os patrocinadores”, afirma Burti.


Marques também elogiou a iniciativa e está ansioso para ver o novo traçado. “Nossa equipe vai chegar um dia antes e vistoriar amanhã a pista. Há uma preocupação geral em relação ao muro da curva do antigo oval, mas só mesmo depois dos treinos podemos avaliar o novo traçado”, explica o paranaense.


Em virtude desta mudança na pista, a programação começará com um dia de antecedência, com treino extra nesta quinta-feira. A corrida será no domingo, às 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *