Stock: Pizzonia: “Reabastecimento será show para a TV”

Com experiência na Fórmula 1 e Champ Car, amazonense treinou reabastecimento com a K-med Racing.

Começa oficialmente nesta sexta-feira (11/04) em São Paulo (SP) a temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional. Apesar das várias novidades técnicas para este ano, é uma nova regra desportiva que pode até definir o resultado da etapa de abertura, em Interlagos: a introdução do reabastecimento. Sabendo que a preparação da equipe e pilotos é fundamental para uma boa parada nos boxes, o amazonense Antonio Pizzonia (K-med Racing) utilizou os treinos extras desta quinta-feira (10/04) para treinar pit-stops. “É um verdadeiro trabalho de equipe. Essa sintonia é muito importante para uma parada rápida e eficiente”, afirmou o piloto que faz sua primeira temporada completa na Stock Car. A corrida de abertura acontece domingo (13/04), a partir das 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo.


Com experiência de realizar pit-stops na Fórmula 1 e na Champ Car, Antônio Pizzonia já está acostumado com essa rotina durante as corridas. “Apesar de eu já estar acostumado é sempre bom treinar para aprimorar cada vez mais”, conta. O piloto da K-med Racing aprovou a introdução das paradas na Stock Car e considera a medida boa para o espetáculo. “Eu acho uma boa iniciativa, mas desde que seja feito com segurança. Se não for feito de forma segura, aí não vale a pena”, completa Pizzonia. A categoria está apreensiva quanto às corridas de Londrina e principalmente de Tarumã, onde a área do pitlane é bastante estreita.


Os carros deverão ser reabastecidos com um galão cheio de 10 litros de combustível, podendo sobrar no máximo 1,5 litros dentro do recipiente, que será verificado pela organização. A parada acontecerá entre o vigésimo e o trigésimo minuto de prova. A K-med calcula que as equipes terão apenas cinco voltas para efetuar o pit-stop.“Isso é ruim, porque limita as possibilidades de estratégia, o período é muito curto. Mas é bom para a TV, será show, pois haverá muita movimentação nos boxes”, opina Pizzonia. A direção de prova irá sinalizar através de placas o momento em que os boxes estarão abertos e posteriormente fechados para o reabastecimento. Se houver a entrada do Safety Car na pista, a entrada nos boxes para reabastecimento não será permitida.


As atividades da Copa Nextel Stock Car continuam em Interlagos na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres oficiais. No sábado será definido o grid de largada para a corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *