Stock: Pole position é ‘mais de meio caminho andado’

Alceu Feldmann prevê congestionamento nos boxes durante o pit stop.

Na 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que será disputada neste domingo (9) no “apertado” circuito de rua de Salvador (BA), as ultrapassagens serão praticamente impossÁ­veis. Por isso, pela primeira vez na história da categoria, o treino classificatório passou a ter mais peso que a corrida.

Além de o circuito não ser propÁ­cio para ultrapassagens, estão proibidas as trocas de posições na reta dos boxes durante a etapa. O setor estará em bandeira amarela durante os 50 minutos de disputa, o que aumenta a chance de uma corrida “previsÁ­vel”.

Por esse motivo, o pole position Thiago Camilo tem mais de meio caminho andado para chegar Á  vitória. Ricardo MaurÁ­cio e Cacá Bueno, que largam em segundo e terceiro, respectivamente, também começam a corrida com um pé no pódio.

O que pode mudar o panorama da prova deste domingo são os acidentes. Durante os treinos livres, as bandeiras vermelhas foram freqüentes, principalmente para recolocação da chicane – que serve para diminuir a velocidade dos carros em um dos pontos de maior risco do circuito de rua baiano.

Por isso, deverá ser intenso o movimento nos boxes logo após a abertura da janela para reabastecimento e troca de pneus, nos 20 minutos de corrida. “Mesmo com o congestionamento é melhor antecipar a parada a correr o risco de arruinar a corrida com a entrada de um Safety Car”, destaca o piloto Alceu Feldmann (Arigaf / Boettger).

Como precisava de uma boa posição no grid, o paranaense foi para o treino classificatório com “a faca nos dentes”. Mas, logo na primeira volta, encostou numa das muretas de proteção. “Foi uma batida leve, mas o carro desalinhou. Depois, não tive como seguir na briga pela pole”, lamenta Feldmann, que partirá da 20ª posição.

A corrida deste domingo terá inÁ­cio Á s 11 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.