Stock: Pole position é ‘mais de meio caminho andado’

Alceu Feldmann prevê congestionamento nos boxes durante o pit stop.

Na 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que será disputada neste domingo (9) no “apertado” circuito de rua de Salvador (BA), as ultrapassagens serão praticamente impossíveis. Por isso, pela primeira vez na história da categoria, o treino classificatório passou a ter mais peso que a corrida.

Além de o circuito não ser propício para ultrapassagens, estão proibidas as trocas de posições na reta dos boxes durante a etapa. O setor estará em bandeira amarela durante os 50 minutos de disputa, o que aumenta a chance de uma corrida “previsível”.

Por esse motivo, o pole position Thiago Camilo tem mais de meio caminho andado para chegar à vitória. Ricardo Maurício e Cacá Bueno, que largam em segundo e terceiro, respectivamente, também começam a corrida com um pé no pódio.

O que pode mudar o panorama da prova deste domingo são os acidentes. Durante os treinos livres, as bandeiras vermelhas foram freqüentes, principalmente para recolocação da chicane – que serve para diminuir a velocidade dos carros em um dos pontos de maior risco do circuito de rua baiano.

Por isso, deverá ser intenso o movimento nos boxes logo após a abertura da janela para reabastecimento e troca de pneus, nos 20 minutos de corrida. “Mesmo com o congestionamento é melhor antecipar a parada a correr o risco de arruinar a corrida com a entrada de um Safety Car”, destaca o piloto Alceu Feldmann (Arigaf / Boettger).

Como precisava de uma boa posição no grid, o paranaense foi para o treino classificatório com “a faca nos dentes”. Mas, logo na primeira volta, encostou numa das muretas de proteção. “Foi uma batida leve, mas o carro desalinhou. Depois, não tive como seguir na briga pela pole”, lamenta Feldmann, que partirá da 20ª posição.

A corrida deste domingo terá início às 11 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *