Stock: Prova do dia 2 marca metade do caminho rumo ao Playoff

Apenas os dez mais bem colocados brigarão pelo tÁ­tulo a partir da nona etapa.

No dia 2 de julho será disputada a quarta etapa da Stock Car Brasil 2006, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A prova marca a metade do caminho rumo a uma das vagas no Playoff, que valerá a partir da nona etapa, em Tarumã (RS), no dia 15 de outubro. Como a novidade da temporada vai limitar aos dez pilotos mais bem colocados a briga pelo tÁ­tulo da Stock Car V8, os participantes deverão saber dosar a vontade de ganhar com a necessidade de somar pontos e poder fazer parte do Playoff. A programação em São Paulo ainda incluirá as quartas etapas da Stock Car V8 Light e Stock Jr. (duas provas).

Disputadas as provas em São Paulo, Curitiba e Campo Grande, a liderança é o sul-mato-grossense Hoover Orsi, da Amir Nasr Competições, que com seu Volkswagen Bora totaliza 56 pontos, seis a mais que o carioca Cacá Bueno, da Eurofarma RC, de Mitsubishi Lancer, vencedor na primeira e na terceira etapas. AntÁ´nio Jorge Neto, também de Mitsubishi Lancer e companheiro de equipe de Cacá, aparece na terceira colocação, com 41 pontos.

“Nessa fase, a estratégia tem de ser equilibrada. É importante andar bem e conseguir marcar os pontos que garantirão a presença no Playoff. Quanto melhor a colocação, maior a vantagem na fase seguinte”, destacou Cacá Bueno após a vitória em Campo Grande, no mês de maio. A declaração do piloto mostra bem como tem funcionado as cabeças de pilotos e chefes de equipe com o novo sistema de disputa. São dois momentos distintos e ambos com grande relevância pra quem quer brigar pelo tÁ­tulo.

O Playoff é bastante simples. Após a oitava etapa, os dez mais bem colocados pilotos disputarão diretamente o tÁ­tulo. Com nova pontuação (1º, 25 pontos; 2º, 20, 3º 16; 4º, 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 09; 8º, 08; 9º, 07; e 10º, 06), eles terão as quatro etapas restantes para lutarem pelo tÁ­tulo da temporada. Os demais participantes continuarão pontuando normalmente e o melhor no final da temporada será declarado 11º colocado e assim sucessivamente. Não haverá descarte de resultados.

A classificação da Stock Car V8 até o momento é a seguinte:
1º Hoover Horsi (Volkswagen Bora, MS), 56;
2º Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), 50;
3º AntÁ´nio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer, SP), 41;
4º Alceu Feldmann (Chevrolet Astra, PR), 32;
5º Giuliano Losacco (Chevrolet Astra, SP), 26;
6º Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), 22;
7º David Muffato (Volkswagen Bora, PR), 20, Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), 20 e Guto Negrão (Chevrolet Astra, SP), 20;
10º Popó Bueno (Chevrolet Astra, RJ), 17;
11º Rodrigo Sperafico (Chevrolet Astra, PR), 16 e Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer, SP), 16;
13º Ricardo MaurÁ­cio (Chevrolet Astra, SP), 14;
14º Pedro Gomes (Volkswagen Bora, SP), 12, Duda Pamplona (Mitsubishi Lancer, RJ), 12 e NonÁ´ Figueiredo (Chevrolet Astra, SP), 12;
17º Paulo Salustiano (Chevrolet Astra, SP), 6;
18º Ruben Fontes (Chevrolet Astra, SP), 5, Diogo Pachenki (Chevrolet Astra, PR), 5;
20º Jader David (Chevrolet Astra, SP), 4, Wanderley Reck Jr. (Chevrolet Astra, MT), 4, Luiz Carreira (Chevrolet Astra, SP)
23º Gualter Salles (Chevrolet Astra, RJ), 3, Ricardo Etchenique (Mitsubishi Lancer, SP), 3 e Mano Rola (Chevrolet Astra, RJ), 3;
26º Felipe Gama (Chevrolet Astra, SP), 2;
27º Chico Serra (Volkswagen Bora, SP), 1.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocÁ­nios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocÁ­nio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.