Super GT: João Paulo de Oliveira aposta no equilibrio do carro para prova de sexta-feira

Mesmo largando em 16°, o brasileiro considera que rendimento com pneus usados poderá garantir posições.

 


A prova dos 500 km de Fuji (Japão) que será realizada nesta sexta-feira (04/05) e é válida pela terceira etapa do Campeonato Japonês de Super GT, iniciará uma nova fase na temporada 2007 para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Agora com o Nissan modelo 2007 da categoria GT500, o desafio passa a ser o desenvolvimento dos pneus Yokohama, onde se encontra a desvantagem em relação aos adversários. Na classificação desta quinta-feira (03/05), os jogos novos de pneus não renderam um bom desempenho, e resultaram na 16ª colocação de largada para o paulista. “Como esperávamos, a classificação não foi o nosso forte, mas temos um carro equilibrado com pneus usados, e creio que na corrida possamos ter um ritmo satisfatório”, comentou o piloto de 25 anos de idade.


 


Com a longa duração desta tradicional corrida, sempre marcada para o feriado Entre Dias que integra a “Golden Week” (a semana festiva de datas comemorativas acumuladas no Japão), os fatores da regularidade e estratégia são os pontos a serem destacados por João Paulo. “Estamos ainda avaliando a melhor estratégia, e decidiremos isso depois do ‘warmup’. É uma corrida longa, e a consistência do ritmo na pista será essencial”, planejou Oliveira, que alterna o volante do Nissan Fairlady Z com o japonês Seiji Ara.


 


O campeão das Fórmulas 3 Sul-americana, Alemã e Japonesa ainda considera que os pneus Yokohama, em desvantagem em relação aos concorrentes quando novos, podem melhorar o rendimento ao longo da corrida. “Nosso bom desempenho com pneus um pouco desgastados poderá nos render algumas posições. Durante o segundo treino, onde todos usam pneus velhos, conseguimos o oitavo melhor tempo, o que nos dá um ânimo extra, pensando no ritmo de corrida. Seria muito bom marcar os primeiros pontos na temporada”, finalizou João Paulo de Oliveira.


 


Confira os primeiros do grid de largada para os 500 km de Fuji (os dez primeiros participam da Super Classificação):


 


1. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min33s066


2. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s550


3. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 1min33s858


4. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 1min33s887


5. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min33s949


6. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s972


7. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min34s418


8. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s667


9. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min34s907


10. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, sem tempo


11. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s582


12. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s737


13. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s785


14. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s819


15. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s930


16. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min35s118