Mesmo largando em 16°, o brasileiro considera que rendimento com pneus usados poderá garantir posições.
A prova dos 500 km de Fuji (Japão) que será realizada nesta sexta-feira (04/05) e é válida pela terceira etapa do Campeonato Japonês de Super GT, iniciará uma nova fase na temporada 2007 para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Agora com o Nissan modelo 2007 da categoria GT500, o desafio passa a ser o desenvolvimento dos pneus Yokohama, onde se encontra a desvantagem em relação aos adversários. Na classificação desta quinta-feira (03/05), os jogos novos de pneus não renderam um bom desempenho, e resultaram na 16ª colocação de largada para o paulista. “Como esperávamos, a classificação não foi o nosso forte, mas temos um carro equilibrado com pneus usados, e creio que na corrida possamos ter um ritmo satisfatórioâ€, comentou o piloto de 25 anos de idade.
Com a longa duração desta tradicional corrida, sempre marcada para o feriado Entre Dias que integra a “Golden Week†(a semana festiva de datas comemorativas acumuladas no Japão), os fatores da regularidade e estratégia são os pontos a serem destacados por João Paulo. “Estamos ainda avaliando a melhor estratégia, e decidiremos isso depois do ‘warmup’. É uma corrida longa, e a consistência do ritmo na pista será essencialâ€, planejou Oliveira, que alterna o volante do Nissan Fairlady Z com o japonês Seiji Ara.
O campeão das Fórmulas 3 Sul-americana, Alemã e Japonesa ainda considera que os pneus Yokohama, em desvantagem em relação aos concorrentes quando novos, podem melhorar o rendimento ao longo da corrida. “Nosso bom desempenho com pneus um pouco desgastados poderá nos render algumas posições. Durante o segundo treino, onde todos usam pneus velhos, conseguimos o oitavo melhor tempo, o que nos dá um ânimo extra, pensando no ritmo de corrida. Seria muito bom marcar os primeiros pontos na temporadaâ€, finalizou João Paulo de Oliveira.
Confira os primeiros do grid de largada para os 500 km de Fuji (os dez primeiros participam da Super Classificação):
1. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min33s066
2. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s550
3. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP), Honda NSX, 1min33s858
4. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX, 1min33s887
5. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min33s949
6. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min33s972
7. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min34s418
8. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s667
9. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min34s907
10. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, sem tempo
11. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s582
12. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s737
13. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s785
14. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min34s819
15. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min34s930
16. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min35s118