Truck: Caruaru recebe 3ª etapa

Caruaru recebe a Fórmula Truck pela décima primeira vez no final de semana dos dias 2,3 e 4 de maio, para a terceira etapa do brasileiro de 2008. A prova de Caruaru abre a parte nordeste do campeonato brasileiro, onde todos os anos o circo da Fórmula Truck é transportado através de mais de 80 carretas por distâncias que variam entre três e cinco mil quilômetros. A segunda prova da etapa do nordeste será em Fortaleza, CE no dia 1º de junho. Toda a estrutura da montagem da F-Truck incluindo as arquibancadas tubulares para 25 mil lugares, assim como os equipamentos das equipes são deslocados para o nordeste e só voltam para o sul depois da prova de Fortaleza.

Neste ano a fase nordeste da F-Truck tem importância redobrada por serem etapas cruciais na tomada para a segunda metade do campeonato. Das duas etapas do nordeste sairão os principais candidatos ao título de 2008 quando se pega a reta final com as cinco etapas da segunda fase da temporada.

A disputa está acirrada neste início de campeonato, principalmente pelo nível de competitividade entre as equipes e marcas. A esperada superioridade dos F-Truck Volkswagen do time RM Competições (campeões das duas últimas temporadas), não se realizou nas duas primeiras provas, e quem despontou como a grande força desta temporada foram os Trucks Scania da Roberval Motorsport que venceram as provas em Guaporé com Beto Monteiro, e Goiânia com o próprio Roberval Andrade.

Após as duas primeiras etapas, a classificação do campeonato traz Roberval Andrade (Scania) na liderança, com 42 pontos, Valmir Benavides (Volkswagen) em segundo com 34, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) na terceira posição, com 27 e em seguida, Beto Monteiro (Scania) com 24, Felipe Giaffone (Volkswagen) com 22, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 15 e Débora Rodrigues (Volkswagen) com 14 pontos.

Incluídos no time de favoritos pela vitória em Caruaru, estão também os Ford Cargo das equipes DF Motorsport e da Londrina Truck Racing. Djalma Fogaça que tem como companheiro de equipe Chico Serra na DF Motorsport, mostrou que já está com o F-Truck Ford em ponto de bala, após dois anos de desenvolvimento do motor eletrônico. Em Goiânia chegou a fazer o segundo melhor tempo na primeira sessão de classificação para o grid de largada, liderou a prova, marcou o melhor tempo do dia e terminou a prova em sétimo. “Estamos com F-Truck Ford bem acertado e agora sabemos que podemos brigar pela vitória novamente”, diz animado Djalma Fogaça. E Leandro Totti, único piloto na Londrina Truck Racing, foi pole position da prova de Caruaru do ano passado e vencedor em 2006. Totti acredita que chegou o momento da virada na temporada. Nas duas primeiras provas, ele abandonou por quebra de equipamento. “Foram duas provas e duas quebras. Estamos no meio do trabalho, tudo é ainda novo para nós, mas estamos chegando na direção certa”, explica Ernesto Pívaro, chefe da equipe, a última a utilizar o motor eletrônico e por isso ainda com dificuldade de acertos.

Em meio ao clima de muita disputa esperada em Caruaru, duas grandes atrações fazem parte da programação da terceira etapa de 2008. As estréias do piloto argentino Gaston Mazzacane e da nova equipe Scuderia Iveco, com apoio oficial da montadora italiana. Mazzacane vem com um Mercedes-Benz preparado nas oficinas da ABF Competições e a equipe oficial da Iveco entra na pista com o piloto paulista Adalberto Jardim. A Scuderia Iveco que fez sua apresentação oficial recentemente em São Paulo, está entrando na F-Truck com uma estrutura de peso e já anunciando para breve mais um caminhão do modelo Stralis na pista.

Os treinos livres para a quinta etapa da F-Truck 2007 começam na sexta-feira (dia 2), com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo, o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas com 30 voltas previstas para o circuito de 3.180 metros de extensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *