Truck: Felipe Giaffone, líder, comanda o grid na penúltima etapa em Curitiba

Roberval Andrade e Wellington Cirino, terceiro e quarto na pontuação, obtêm as mesmas posições no grid. Valmir Benavides, vice, sai em 6º.

Foi conquistada pelo paulista Felipe Giaffone a pole-position para a nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paulista da Volkswagen dominou a fase decisiva do treino classificatório deste sábado (14) no Autódromo Internacional de Curitiba e vai comandar o grid na corrida deste domingo (15). A seu lado, na primeira fila, estará o paranaense Leandro Totti, com o Ford da ABF Competições.

Giaffone, com o ponto de bonificação pela conquista da pole, vai a 153 e abre dois de vantagem sobre seu parceiro na equipe RM Competições, o também paulista Valmir Benavides, vice-líder. Roberval Andrade, da Scania, e Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, são terceiro e quarto colocados na tabela de pontos, somando 134 e 106, respectivamente. Eles vão ocupar estas mesmas posições no grid da penúltima corrida do ano.

Andrade era a imagem da decepção. “Até a curva do Pinheirinho, minha volta era um segundo e meio mais rápida que a do Felipe, mas errei na Curva da Vitória”, lamentou. “Fiz uma parte da volta perfeita, e a outra ruim. Acho que tinha que passar por isso para crescer como piloto. Perdi aderência na Curva da Vitória, no meio dela, senti que meu caminhão patinou e perdi rendimento na saída dela”, narrou o campeão da temporada de 2002.

Nas cinco etapas anteriores, Andrade havia largado da pole quatro vezes com o caminhão número 15, que tem as logomarcas de Knorr-Bremse, Banco Pan-Americano, Frum, Guerra, Scania, BorgWarner, Tanesfil, Niju, Companhia Athletica e Rodafuso. “A pole era muito importante. Agora, na corrida, vou ter que atacar, o que significa gastar o equipamento”, declarou o piloto, mais rápido em três das quatro sessões livres e na primeira fase da tomada de tempos.

Também piloto da Scania, o paranaense Pedro Muffato, enfrentou mais problemas na tomada de tempos classificatória. Tal qual ocorreu nos treinos livres da sexta-feira (13), teve a direção hidráulica travada na entrada da reta dos boxes. Desta vez, conseguiu evitar um acidente e ficou com o caminhão número 20, que tem no layout as logomarcas de Coopavel, Muffatão, TanKsul, Fras-le, Mahle, DSR Log, FAG e Tuzzi, parado na reta. Larga em 23º.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *