WTCC: FIA faz adendo ao regulamento

Brasileiro Augusto Farfus Júnior espera que a decisão equilibre mais a disputa, já a partir da etapa deste domingo (4) na Alemanha.


Após duas etapas sem pontuar, o piloto Augusto Farfus Júnior tenta neste fim de semana (3 e 4 de junho) sua segunda vitória do ano no Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). A 4ª etapa acontece no circuito de Oschersleben, na Alemanha.

        
A grande novidade é que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu fazer um adendo ao regulamento, permitindo que os modelos Alfa Romeo diminuam 20 quilos do peso mÁ­nimo permitido nas três primeiras etapas do ano. Isso se deve ao desequilÁ­brio em relação aos modelos BMW, Chevrolet e Seat, que ficaram com as vitórias nas últimas corridas.



Os pilotos da marca italiana não conseguiram acompanhar os concorrentes nas corridas em Magny Cours, na França, e Brands Hatch, na Inglaterra. “Nós estávamos com quase dois segundos de desvantagem, em relação aos pilotos de ponta, com os quais estávamos acostumados a disputar as vitórias”, ressalta Farfus.



De acordo com ele, a mudança da marca do pneu oficial do campeonato – de Michelin para Yokohama – prejudicou os modelos 156 da Alfa Romeo. “Neste ano ainda não conseguimos um bom acerto de suspensão. Foi muito difÁ­cil ganhar a corrida de abertura em Monza”, lembra.



Agora, com 20 quilos a menos, Farfus espera que o carro corresponda e ele possa voltar a brigar por vitórias. A pista de Oschersleben traz boas lembranças ao brasileiro, que foi pole position em 2004 e largou em terceiro na etapa do ano passado. â€œÉ uma pista na qual, normalmente, os modelos Alfa Romeo se dão bem”, diz.



As duas corridas deste domingo (21) terão transmissão ao vivo pelo canal a cabo BandSports e pelo site oficial da categoria (
www.fiawtcc.com), que também mostra os treinos de sábado. Depois da etapa na Alemanha, será a vez do Brasil receber pela primeira vez o FIA WTCC. O evento será realizado no Autódromo Internacional de Curitiba no dia 2 de julho.


Classificação após 3 etapas:

1 – Yvan Muller – 32 pontos


2 – James Thompson – 25 pontos


3 – Gabriele Tarquini – 24 pontos


4 – Andy Priaulx – 23 pontos


5 – Rickard Rydell – 21 pontos


6 – Alain Menu – 18 pontos


7 – Dirk Müller – 18 pontos


8 – Jorg Müller – 16 pontos


9 – Peter Terting – 15 pontos


10 – Jordi Gene – 14 pontos


11 – Augusto Farfus Jr – 11 pontos


12 – Robert Huff – 5 pontos


12 – Alessandro Balzan – 5 pontos


14 – Nicola Larini – 3 pontos


15 – Gianni Morbidelli – 2 pontos


15 – Alessandro Zanardi – 2 pontos