WTCC: FIA faz adendo ao regulamento

Brasileiro Augusto Farfus Júnior espera que a decisão equilibre mais a disputa, já a partir da etapa deste domingo (4) na Alemanha.


Após duas etapas sem pontuar, o piloto Augusto Farfus Júnior tenta neste fim de semana (3 e 4 de junho) sua segunda vitória do ano no Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). A 4ª etapa acontece no circuito de Oschersleben, na Alemanha.

        
A grande novidade é que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu fazer um adendo ao regulamento, permitindo que os modelos Alfa Romeo diminuam 20 quilos do peso mínimo permitido nas três primeiras etapas do ano. Isso se deve ao desequilíbrio em relação aos modelos BMW, Chevrolet e Seat, que ficaram com as vitórias nas últimas corridas.



Os pilotos da marca italiana não conseguiram acompanhar os concorrentes nas corridas em Magny Cours, na França, e Brands Hatch, na Inglaterra. “Nós estávamos com quase dois segundos de desvantagem, em relação aos pilotos de ponta, com os quais estávamos acostumados a disputar as vitórias”, ressalta Farfus.



De acordo com ele, a mudança da marca do pneu oficial do campeonato – de Michelin para Yokohama – prejudicou os modelos 156 da Alfa Romeo. “Neste ano ainda não conseguimos um bom acerto de suspensão. Foi muito difícil ganhar a corrida de abertura em Monza”, lembra.



Agora, com 20 quilos a menos, Farfus espera que o carro corresponda e ele possa voltar a brigar por vitórias. A pista de Oschersleben traz boas lembranças ao brasileiro, que foi pole position em 2004 e largou em terceiro na etapa do ano passado. “É uma pista na qual, normalmente, os modelos Alfa Romeo se dão bem”, diz.



As duas corridas deste domingo (21) terão transmissão ao vivo pelo canal a cabo BandSports e pelo site oficial da categoria (
www.fiawtcc.com), que também mostra os treinos de sábado. Depois da etapa na Alemanha, será a vez do Brasil receber pela primeira vez o FIA WTCC. O evento será realizado no Autódromo Internacional de Curitiba no dia 2 de julho.


Classificação após 3 etapas:

1 – Yvan Muller – 32 pontos


2 – James Thompson – 25 pontos


3 – Gabriele Tarquini – 24 pontos


4 – Andy Priaulx – 23 pontos


5 – Rickard Rydell – 21 pontos


6 – Alain Menu – 18 pontos


7 – Dirk Müller – 18 pontos


8 – Jorg Müller – 16 pontos


9 – Peter Terting – 15 pontos


10 – Jordi Gene – 14 pontos


11 – Augusto Farfus Jr – 11 pontos


12 – Robert Huff – 5 pontos


12 – Alessandro Balzan – 5 pontos


14 – Nicola Larini – 3 pontos


15 – Gianni Morbidelli – 2 pontos


15 – Alessandro Zanardi – 2 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *