WTCC: Robert Huff e Augusto Farfus vencem em Okayama

O britânico Robert Huff (Chevrolet Cruze) e o brasileiro Augusto Farfus (BMW 320si) foram os vencedores da 10ª etapa da temporada, disputada neste domingo (31/10), em Okayama, no Japão. Com 295 pontos o francês Ivan Muller (SEAT Leon TDI) ampliou a sua vantagem no campeonato, para o britânico Andy Priaulx (BMW 320si), para 37 pontos.


Prova 1:

Huff venceu a primeira prova, seguido por Priaulx e Muller.

Devido a forte chuva a prova começou com os carros atrás do Safety-Car. Na 3ª volta o carro de segurança voltou para os boxes, com Huff passando Farfus, pela segunda posição, pouco depois.

O piloto da Chevrolet rapidamente chegou em Priaulx. Depois de uma disputa lado a lado por algumas curvas Huff conseguiu a ultrapassagem sobre o tri-campeão na 5ª volta.

Nas voltas seguintes Huff abriu uma confortável vantagem, conquistando a sua segunda vitória no ano com 2s9 de vantagem sobre Priaulx. Muller, saindo da 8ª posição do grid, completou o pódio.

Farfus foi o 4º, seguido pelo húngaro Norbert Michelisz (SEAT Leon TDI), que conquistou o seu melhor resultado na categoria, e o britânico Colin Turkington (BMW 320si). Depois de, na 6ª volta, escorregar na brita e acertar a barreira de pneus, caindo para 8º, o atual campeão, o italiano Gabriele Tarquini (SEAT Leon TDI) passou o dinamarquês Michel Nykjaer (SEAT leon TDI) na última volta, pelo 7º lugar.

O japonês Yukinori Taniguchi (Chevrolet Lacetti) conquistou a sua primeira vitória entre os pilotos independentes. 

Final, prova 1:

1. Robert Huff GBR Chevrolet Cruze 16 voltas em 31m46s668
2. Andy Priaulx GBR BMW 320si a 2.977
3. Yvan Muller FRA Chevrolet Cruze a 4.931
4. Augusto Farfus BRA BMW 320si a 8.596
5. Norbert Michelisz HUN SEAT Leon TDI a 9.742
6. Colin Turkington GBR BMW 320si a 11.310
7. Gabriele Tarquini ITA SEAT Leon TDI a 13.876
8. Michel Nykjaer DIN SEAT Leon TDI a 14.901
9. Alain Menu SUI Chevrolet Cruze a 30.022
10. Robert Dahlgren SUE Volvo C30 a31.077
11. Yukinori Taniguchi JAP Chevrolet Lacetti a 1:13.148
12. Darryl O’Young HKG Chevrolet Lacetti a 1:15.995
13. Sergio Hernandez ESP BMW 320si a 1:17.546
14. Nobuteru Taniguchi JAP BMW 320si a 1:17.857
15. Franz Engstler ALE BMW 320si a 1:19.035
16. Kristian Poulsen DIN BMW 320si a 1:26.602
17. Mehdi Bennani MAR BMW 320si a 1:30.373
18. Masataka Yanagida JAP BMW 320si a 1:30.957
19. Henry Ho MAC BMW 320si a 1 volta
20. Yoshihiro Ito JAP BMW 320si a 1 volta
21. Tom Coronel HOL SEAT Leon TDI a 1 volta

Abandonos:
                               
Kevin Chen TPE BMW 320si 9 voltas     
Andrei Romanov RUS BMW 320si 9 voltas      
Michael Rossi FRA SEAT Leon TDI 6 voltas     
Tiago Monteiro POR SEAT Leon TDI 2 voltas     
Fredy Barth SUI SEAT Leon TDI 2 voltas     
Stefano D’aste ITA BMW 320si 2 voltas  Â

Prova 2:

Novamente com chuva, Farfus venceu pela primeira vez no ano. Turkington foi o 3º, com Muller na 3ª posição.

Nas primeiras voltas Farfus ganhou duas posições, ao passar Michelisz e Turkington. Quando Nykjaer, que liderava desde o começou, escorregou na 9ª volta, Tarquini assumiu a liderança, seguido por Farfus.

Duas voltas depois Tarquini passou reto, acertando a barreira de pneus, acabando com as suas chances de ser bi-campeão.

Farfus passou a liderança, em definitivo. Um Safety-Car na volta final final (Henry Ho, de Macau rodou com seu BMW 320si e parou na pista) juntou o pelotão, com Farfus recebendo a bandeirada atrás do SC com 0s275 de vantagem sobre Turkington. Muller foi o 3º.

Huff terminou em 4º. Seguido por seu parceiro de equipe, o suÁ­ço Alain Menu. O sueco Robert Dahlgren (Volvo C30) foi o 6º, com Nykjaer em 7º e Michelisz na 8ª posição. Como Dahlgren não pontua no campeonato, Nykjaer, Michelisz e o holandês Tom Coronel (SEAT Leon TDI), ganharam uma posição para efeito de pontos.

Priaulx abandonou logo na 3ª volta, após uma rodada, fazendo a sua desvantagem sobre Muller passar para 37 pontos. Falta uma etapa, com 50 pontos em jogo.

Entre os pilotos independentes vitória de Darryl O’Young (Chevrolet Lacetti), de Hong Kong.

Final, prova 2:

1. Augusto Farfus BRA BMW 320si 16 voltas em 33m47s799
2. Colin Turkington GBR BMW 320si a 0.275
3. Yvan Muller FRA Chevrolet Cruze a 0.999
4. Robert Huff GBR Chevrolet Cruze a 2.097
5. Alain Menu SUI Chevrolet Cruze a 3.101
6. Robert Dahlgren SUE Volvo C30 a 3.440
7. Michel Nykjaer DIN SEAT Leon TDI a 4.449
8. Norbert Michelisz HUN SEAT Leon TDI a 5.707
9. Tom Coronel HOL SEAT Leon TDI a 6.176
10. Darryl O’Young HKG Chevrolet Lacetti a7.336
11. Franz Engstler ALE BMW 320si a 7.888
12. Kristian Poulsen DIN BMW 320si a 8.081
13. Michael Rossi FRA SEAT Leon TDI a 8.546
14. Fredy Barth SUI SEAT Leon TDI a 9.584
15. Masataka Yanagida JAP BMW 320si a 10.903
16. Andrei Romanov RUS BMW 320si a 10.973
17. Yukinori Taniguchi JAP Chevrolet Lacetti a 13.311
18. Stefano D’aste  ITA BMW 320si a 13.954
19. Nobuteru Taniguchi JAP BMW 320si a 27.382
20. Mehdi Bennani MAR BMW 320si a 31.379
21. Kevin Chen TPE BMW 320si a 1 volta
22. Henry Ho MAC BMW 320si a 3 voltas
 
Abandonos:
                              
Sergio Hernandez ESP BMW 320si 11      
Gabriele Tarquini ITA SEAT Leon TDI 10      
Tiago Monteiro POR SEAT Leon TDI 10      
Yoshihiro Ito JAP BMW 320si 7      
Andy Priaulx GBR BMW 320si 3

Campeonato:

1. Yvan Muller 295
2. Andy Priaulx 258
3. Gabriele Tarquini 242
4. Robert Huff 233
5. Augusto Farfus 186
6. Alain Menu 161
7. Tiago Monteiro 158
8. Tom Coronel 126
9. Colin Turkington 86
10. Norbert Michelisz 62