FIA GT: Xandinho Negrão chega em 6º na Bélgica

A dupla formada pelo paulista Xandinho Negrão e pelo português Miguel Ramos terminou em 6º lugar na 9ª etapa do FIA GT, conquistada neste domingo pelo italiano Andrea Bertolini e pelo alemão Michael Bartels.

A Maserati, batida com facilidade pela Aston Martin e pela Corvette nos treinos classificatórios, reagiu nas duas horas da prova no circuito belga de Zolder. Bertolini e Bartels venceram pela segunda vez no ano e Xandinho e Ramos, apenas 11º no grid, ainda conseguiram somar mais três pontos para conservar a terceira colocação no campeonato.

Restando apenas a corrida de encerramento do calendário, marcada para o mês que vem no autódromo argentino de San Luís, Bertolini e Bartels ficaram bem mais próximos do título. Mesmo saindo em 5º, souberam fazer uma prova sem erros e com uma perfeita estratégia de parada nos boxes para troca de pilotos, pneus e reabastecimento que permitiu a eles ganhar posições. Abriram oito pontos sobre os mais diretos perseguidores e precisam somente de um 6º lugar na eventualidade de vitória de Hezemans e Gollin na etapa final.

Xandinho ainda tem chances de terminar sua primeira temporada numa das principais séries de turismo internacional como vice-campeão. E essa será a meta na despedida do ano. “Nosso ritmo de corrida melhorou bastante em relação aos treinos. No turno inicial, cheguei a andar em quarto e sempre muito perto do pessoal da frente. Infelizmente, o Miguel me entregou o carro em sexto no stint final e só deu para manter a posição. Acho que ainda podemos descontar a diferença para o Corvette na Argentina. Eles andarão mais pesados do que aqui, por causa do lastro que os carros são obrigados a carregar dependendo do resultado anterior, e poderemos aproveitar a oportunidade”, lembrou.

O resultado da prova:

1 – Andrea Bertolini-Michael Bartels, Maserati MC12, 80 voltas em
2 – Mike Hezemans-Fabrizio Gollin, Corvette Z06, a 7s152
3 – Karl Wendlinger-Ryan Sharp, Aston Martin DB9, a 10s179
4 – Allan Simonsen-Philipp Peter, Aston Martin DB9, a 10s539
5 – Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz, Corvette Z06, a 29s230
6 – Xandinho Negrão-Miguel Ramos, Maserati MC12, a 45s041
7 – Greg Franchi-Vincent Vosse, Saleen S7, a 45s699
8 – Matteo Bobbi-PedroLamy, Maserati MC12, a uma volta
9 – Gianmaria Bruni-Toni Vilander, Ferrari F430, a três voltas
10 – Matteo Malucelli-Paolo Ruberti, Ferrari F430, a três voltas

A nova classificação:
1, Andrea Bertolini-Michael Bartels, 66 pontos
2, Fabrizio Gollin-Mike Hezemans, 58
3, Xandinho Negrão-Miguel Ramos, 52,5
4, Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz, 45,5
5, Karl Wendlinger-Ryan Sharp, 44
6, Philipp Peter-Allan Simonsen, 40

Próxima etapa: San Luís (Argentina), 23 de novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *