Kart: Clemente Faria Jr. vai disputar etapa do Paulista Light

Clemente Júnior, líder da temporada 2007 da Fórmula 3, disputará a quarta etapa do Campeonato Paulista Light de olho em vaga na final da Seletiva Petrobras.

O piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, Clemente Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/Vrum) voltará no próximo sábado (06/5) a freqüentar um ambiente onde passou vários anos de sua carreira: o kartódromo. Clemente vai disputar a quarta etapa do Campeonato Paulista Light RBC de Kart, no circuito de Aldeia da Serra – em Barueri, a cerca de 30 km de São Paulo, em busca de uma das duas vagas em disputa para a final da Seletiva de Kart Petrobras. O objetivo de Clemente Júnior é ficar com uma dessas vagas e poder concorrer ao prêmio de 100 mil reais que será dado pela petrolífera no final do ano. “A meta é conseguir a vaga na final, antes de tudo. Depois lutar para ganhar esse prêmio que pode ser fundamental no futuro da minha carreira”, comenta o piloto. “Sei que não vai ser fácil. Há algum tempo que eu não ando com esse tipo de kart e vou enfrentar pilotos que já estão treinando há mais de uma semana”, aposta Clemente, que acredita que leva a vaga aquele que conseguir evitar os problemas. “Deve ser um grid cheio, todos querendo ficar com as vagas. Então é preciso ter tranqüilidade, saber se poupar de toques e incidentes que podem prejudicar sua corrida”, analisa.

A Seletiva de Kart Petrobras é um torneio que a petrolífera promove desde 1999. Durante o ano são vários pilotos classificados que, no final da temporada, disputam um torneio valendo o prêmio em dinheiro – que deve ser usado na continuidade da carreira. Esta final é realizada com equipamentos preparados e sorteados pela organização. Desde 2004 são usados os motores suíços da Biland na decisão da Seletiva. Estes motores de quatro tempos de ciclo são considerados o que há de melhor atualmente em tecnologia para o kartismo. Clemente Júnior já disputou a final da Seletiva em duas oportunidades: 2004 e 2005, quando terminou respectivamente em 4º e 3º lugar. “A final é uma competição completamente diferente de todos os outros campeonatos do kart. O piloto é testado em várias condições, desde regularidade, velocidade em uma única volta, até as corridas”, lembra o líder da Fórmula 3 Sul-Americana 2007 que no kart conquistou quatro títulos nacionais em seqüência – um deles, em 2004, no próprio circuito de Aldeia da Serra onde no sábado tentará a classificação para a Seletiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *