Kart: Danilo Dirani vence a 12ª seguida e chega ao seu 18º título em São Paulo

Foi disputada no último sábado (25/10), a nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a segunda rodada do Play-Off decisivo do campeonato. O piloto paulista Danilo Dirani (Mini/ Longhi) comemora ano perfeito, levando antecipadamente o titulo da categoria Shifter Kart e mantendo a hegemonia absoluta nessa classe, já que venceu todos os campeonatos que disputou e 93% das corridas da categoria no Brasil.

A categoria Shifter Kart, top do kartismo nacional, viu mais uma vitória do experiente piloto paulista Danilo Dirani que chegou a sua 12ª conquista consecutiva em treze corridas que disputou nesta temporada. A única que não venceu – em razão de problemas mecânicos em seu bólido – completou na segunda posição, porém o sobrenome no alto do pódio foi o mesmo, já que seu irmão Dennis Dirani foi o vencedor da prova de abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.


 


A etapa foi marcada pelo forte calor, cerca de 28º centígrados graus, porém a tomada de tempos classificatórios da classe foi realizada logo no inicio da manhã (9:00hs), com tempo mais ameno que permitiu excelentes condições de pista para a obtenção de voltas verdadeiramente rápidas.


“Foi uma classificação complicada, praticamente perdi a ‘volta do pneu’, já que peguei trânsito nas seis primeiras passagens, pelo que fui obrigado a parar meu kart na pista e esperar um espaço livre. Depois disso fiz duas voltas rápidas, o que me garantiu a pole-position”, esclareceu Dirani, que garantiu mais uma pole position, com quase três décimos de segundo de vantagem sobre João Gonçalves, que garantiu o segundo lugar do grid (37s50 contra 37s77).


 


Por contarem com cambio e sistema de embreagem os Shifter Kart largam parados no grid, causando um frisson semelhante ao das largadas da F1, mas o forte calor reinante na Granja Viana levou os motores a atingirem altas temperaturas no procedimento de largada, afetando sensivelmente o desempenho inicial de Dirani, o primeiro a parar no grid.


“Realmente estava quente e como era o pole meu carro ficou parado e ligado no grid por mais tempo que os demais, aquecendo muito o motor e fazendo com que eu fizesse uma péssima largada”, detalhou o experiente piloto com passagem pela F1 e GP2.


 


A perda de rendimento do motor em razão do aquecimento excessivo no momento da largada foi determinante para que João Gonçalves, o segundo no grid, assumisse a dianteira da corrida no momento da largada, deixando Dirani com a segunda posição. Porém apenas uma volta de prova foi suficiente para o especialista nos karts com câmbio retomar a liderança da corrida na Curva 1 do seletivo circuito.


 


A cada volta percorrida o piloto da Kart Mini abria vantagem na liderança, mas na décima sexta volta a prova foi interrompida com apresentação de bandeira vermelha para atendimento médico do piloto Eduardo Porto, da classe Senior, que sofrera grave acidente envolvendo o piloto Emílio Padron na disputa pela liderança da prova desta classe e disputa da quinta posição na classe geral.


“A principal dificuldade era conseguir deixar os pneus na calibragem correta para quando a prova reiniciasse, já que não poderíamos mexer no equipamento”, detalhou Danilo.


 


Após cerca de trinta minutos despendidos para o socorro médico e novo procedimento de largada, a corrida foi reiniciada com largada lançada em fila indiana. Danilo Dirani não deu quaisquer chances a seus adversários, mantendo a dianteira e abrindo larga vantagem na ponta.


 


João Gonçalves, que vinha em segundo, passou a ter problemas mecânicos e abandonou novamente, permanecendo sem pontuar na fase decisiva do play-off.


 


Com uma prova perfeita e cravando novo hat trick – pole, melhor volta e vitória – Danilo Dirani (Mini/ Longhi) venceu sua décima segunda corrida seguida nesta temporada, chegando de forma antecipada – ainda reta uma rodada no play-off da Granja Viana – ao décimo oitavo titulo estadual de São Paulo em sua carreira e colocando seu nome como um dos principais pilotos de todos os tempos no estado. Dirani arrebatou 275 pontos no certame, enquanto Michel Aboissa segue na luta pelo vice-campeonato, com 246 pontos acumulados.


“Foi um final de semana especial. Apesar de já ter passado por diversas categorias no automobilismo, conquistar meu 18º título no estado no kart e o 31º na carreira é realmente uma emoção grande. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo em todos esses títulos e dizer que não vai parar por aí”, exultou, com a emoção de um garoto iniciante, o piloto da equipe comandada pelo preparador Alexandre “Alemão” Longhi.


 


Danilo ainda tem em sua agenda desportiva a disputa do principal certame norte-americano de Shifter Kart, o SKUSA Super Nationals, que será disputado em Las Vegas no dia 23/11 de novembro, além da etapa final da Copa São Paulo de Kart Granja Viana no dia 14/12.


“Agora, mais do que nunca, não vou deixar a Shifter Kart. Por mais que acerte algo no automobilismo o kartismo hoje faz parte da minha vida e é minha grande paixão”, finaliza o piloto recordista em títulos estaduais.


 


Confira todos os título de Danilo Dirani em São Paulo:


2008 – Copa São Paulo de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart


2007 – Campeonato Paulista de Shifter Kart: Campeão


            Campeonato Paulista de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart


2002 – Troféu Brasil de Shifter Kart: Campeão


1999 – 1ª Seletiva Petrobras de Kart (Granja Viana): Campeão


           500 Milhas de Kart Granja Viana: Campeão


1998 – Campeonato Paulista de Kart: Campeão


1997 – Campeonato Paulista de Kart: Campeão


           Três Horas de Kart: Campeão


1996 – Campeonato Paulista de Kart: Campeão


1995 – Campeonato Paulista de Kart: Campeão


            Fórmula Parilla: Campeão


1994 – Campeonato Paulista de Kart: Campeão


            Fórmula Parilla: Campeão


            Copa Silpo: Campeão


            Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão


1993 – Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão


1992 – Campeonato Interior de Kart: Campeão


 


Confira o resultado da Shifter Kart na 9ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:


1.- Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 31 voltas em 1h01m56s350


2.- Francisco Weiller, a 7s822


3.- André Negrão, a 8s714


4.- Renato Russo, a 12s740


5.- Gabriel Rabinovitch, a 12s920


6.- Michel Aboissa, a 13s145


7.- Nicolas Costa, a 15s475


8.- Carlos Araújo, a 20s859


9.- Rui Loiola, a 21s176


10.- Caio Conde, a 21s406


11.- Pedro Serrano, 21s933


12.- Rogério Raucci, a 27s324


13.- Vinicius Moraes, a 32s991


14.- João Jardim, com 30 voltas


15.- Eduardo Martins, a 5s818


16.- Jorge Borelli, a 13s870


17.- Albano Macedo, a 16s641


18.- Sergio Trivellato, a 28s514


19.- Zizo Matarazzo, com 29 voltas


20.- Emilio Padron, com 28 voltas


21.- José Henrique, com 27 voltas


22.- João Gonçalves, com 25 voltas


23.- Guilherme Jacob, a 4m06s563


24.- Eduardo Porto, com 14 voltas


25.- Renato Negrão, com 12 voltas


 


Pole Position: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 37s506


Melhor Volta: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 38s199

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *