Kart: No “campeonato da resistência”, pilotos focam apenas a última volta

Cada um dos 40 inscritos na categoria Sudam fará cinco corridas até a definição do título. A maratona, no entanto, é apenas classificatória: o campeão será o melhor colocado na corrida final, independente dos resultados anteriores.

Pode parecer paradoxal, mas os 40 pilotos da categoria Sudam inscritos no Campeonato Panamericano de Kart – que se estende até este domingo (30) no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis –, darão 90 voltas pelo circuito catarinense preocupados apenas com sua posição em um único giro: o último. Isso porque o formato da disputa, com três provas classificatórias, uma pré-final e uma final, dá o título ao piloto que receber a bandeirada na corrida decisiva em primeiro. Em última análise, ganha quem fizer a última curva na frente, independente do resultado das baterias anteriores.

“É um campeonato longo, com cinco corridas e muitos treinos. Mas o que importa mesmo é a final”, analisou Fabiano Machado (Banco Schahin), um dos destaques das sessões livres e quarto colocado no grupo que disputará as classificatórias em Florianópolis. “Como nem mesmo a pré-final vale pontos, vence o Panamericano o piloto que completar a última volta da bateria decisiva na frente. Mesmo que um competidor lidere todas as corridas de ponta a ponta, e quebre na última curva, ele não ficará com o título”, completou.

Por esse motivo, e pelo agravante de que as 90 voltas que compõem as provas deste Pan devem ser completadas com apenas um jogo de pneus e meio, muitos pilotos optaram por não entrar na pista no segundo treino de classificação desta sexta-feira. “Fui um dos que não voltou para a pista, porque minha equipe descobriu após o primeiro treino que meu chassi estava torto”, explicou Fabiano. “Como não havia tempo para gabaritá-lo, nem saí para a segunda tomada e acabei caindo para quarto no meu grupo. Mas não tem problema, porque ainda estou bem posicionado para as primeiras corridas”, completou.

Na contra-mão dessa estratégia, o paranaense Cláudio Cantelli Jr. arriscou na segunda sessão e roubou a pole position do brasiliense Felipe Guimarães, por menos de um décimo de segundo. O terceiro tempo no geral ficou com Rafael Suzuki. As atividades no Kartódromo dos Ingleses começam neste sábado às 8h00. No domingo, os motores roncam a partir das 09h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *