Rally: Reinaldo Varela e Marcos Macedo prontos para o Rally dos Sertões

Carro da dupla passa pelos últimos detalhes técnicos antes da tomada de tempos (Super Prime).

Reinaldo Varela e Marcos Macedo já chegaram à Capital de Goiás para a disputa do 16º Rally Internacional dos Sertões. A partir da noite de amanhã, quando acontece o Prólogo Noturno, válido para a tomada de tempos para a largada, até a linha de chegada em Natal, no Rio Grande do Norte, serão 10 dias de desafios nos 4.735 quilômetros de percurso. Esta é a 11ª participação consecutiva do piloto que completa 26 anos de carreira nas trilhas off-road Brasil afora, na qual acumula um título de campeão mundial, um Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em 2005, na categoria Production, e, dentro do Sertões, um vice na Production, em 2006, e uma vitória na Super Production, no ano passado.


A Mitsubishi L200RS da dupla passa pelos últimos ajustes, adesivagem e detalhes técnicos para a largada oficial do maior rali das Américas.


“A expectativa é ganhar na categoria” afirma o piloto Reinaldo Varela. “Ainda não temos mais detalhes sobre como será o percurso. Mas no primeiro briefing já avisaram que este será um dos mais difíceis trajetos de todo o rali. A presença de equipe estrangeira na competição também deve deixar a disputa muito mais acirrada”, analisa.


Marcos Macedo concorda com o companheiro. “No ano passado, a prova já começou dura e assustadora. Foi preciso usar a cabeça. A parte mais difícil foi o quarto dia, com muita quebradeira em plena etapa maratona. A estratégia nossa será fazer um dia de cada vez e tomar cuidado para não cometer erros, pois será competitiva em todas as categorias”, afirma.


A presença estrangeira na prova é outro ponto destacado pelo navegador. “É ,mais que merecido que o Sertões vire uma etapa do Campeonato mundial de rali para carros, e está sendo reconhecido por isso. Andar com estrangeiros é um item a mais na disputa, pois são máquinas potentes. O grande ponto de interrogação é como será que eles irão se comportar em terreno brasileiro, que é bem diferente do africano, o quais estão acostumados. Sertões é uma prova de estratégia e não sabemos qual será a deles”, comenta Macedo.


O Rally Internacional dos Sertões começa na noite desta terça-feira, quando serão realizados o Prólogo Noturno para a tomada de tempos para a ordem de largada. Na quarta, largam rumo a Santa Helena (GO). Também fazem parte do roteiro do percurso as cidades de Rio Verde, Aruanã, Niquelândia e Porangatu (GO); Paranã e Palmas (TO); Balsas (MA), Floriano (PI), Cratéus (CE), Mossoró e Natal (RN). A previsão é que a prova termine no dia 27 de junho.



Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Rally Brasil) têm o patrocínio de Schaeffer Yatchs, Pirelli, Guaraná Antártica e Mitsubishi, além de apoio da Itamotors, Temp Clean e São Paulo-I.



Programação geral – 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões – PLP


16/06 – Secretaria de Prova, vistorias técnicas, coletiva de imprensa, briefing obrigatórios para equipes de apoio.
17/06 – Briefing obrigatórios para competidores, Parque de largada, largada promocional e prólogo noturno
18/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO)– Santa Helena/Rio Verde (GO)
19/06 – 2ª etapa – Rio Verde (GO) – Aruanã (GO)
20/06 – 3ª etapa – Aruanã (GO) – Niquelândia (GO)
21/06 – 4ª etapa – Niquelândia (GO) – Paranã (TO) – Etapa Maratona
22/06 – 5ª etapa – Paranã (TO) – Palmas (TO)
23/06 – 6ª etapa – Palmas (TO) – Balsas (MA)
24/06 – 7ª etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *