Rally: Reinaldo Varela e Marcos Macedo prontos para o Rally dos Sertões

Carro da dupla passa pelos últimos detalhes técnicos antes da tomada de tempos (Super Prime).

Reinaldo Varela e Marcos Macedo já chegaram Á  Capital de Goiás para a disputa do 16º Rally Internacional dos Sertões. A partir da noite de amanhã, quando acontece o Prólogo Noturno, válido para a tomada de tempos para a largada, até a linha de chegada em Natal, no Rio Grande do Norte, serão 10 dias de desafios nos 4.735 quilÁ´metros de percurso. Esta é a 11ª participação consecutiva do piloto que completa 26 anos de carreira nas trilhas off-road Brasil afora, na qual acumula um tÁ­tulo de campeão mundial, um Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em 2005, na categoria Production, e, dentro do Sertões, um vice na Production, em 2006, e uma vitória na Super Production, no ano passado.


A Mitsubishi L200RS da dupla passa pelos últimos ajustes, adesivagem e detalhes técnicos para a largada oficial do maior rali das Américas.


“A expectativa é ganhar na categoria” afirma o piloto Reinaldo Varela. “Ainda não temos mais detalhes sobre como será o percurso. Mas no primeiro briefing já avisaram que este será um dos mais difÁ­ceis trajetos de todo o rali. A presença de equipe estrangeira na competição também deve deixar a disputa muito mais acirrada”, analisa.


Marcos Macedo concorda com o companheiro. “No ano passado, a prova já começou dura e assustadora. Foi preciso usar a cabeça. A parte mais difÁ­cil foi o quarto dia, com muita quebradeira em plena etapa maratona. A estratégia nossa será fazer um dia de cada vez e tomar cuidado para não cometer erros, pois será competitiva em todas as categorias”, afirma.


A presença estrangeira na prova é outro ponto destacado pelo navegador. â€œÉ ,mais que merecido que o Sertões vire uma etapa do Campeonato mundial de rali para carros, e está sendo reconhecido por isso. Andar com estrangeiros é um item a mais na disputa, pois são máquinas potentes. O grande ponto de interrogação é como será que eles irão se comportar em terreno brasileiro, que é bem diferente do africano, o quais estão acostumados. Sertões é uma prova de estratégia e não sabemos qual será a deles”, comenta Macedo.


O Rally Internacional dos Sertões começa na noite desta terça-feira, quando serão realizados o Prólogo Noturno para a tomada de tempos para a ordem de largada. Na quarta, largam rumo a Santa Helena (GO). Também fazem parte do roteiro do percurso as cidades de Rio Verde, Aruanã, Niquelândia e Porangatu (GO); Paranã e Palmas (TO); Balsas (MA), Floriano (PI), Cratéus (CE), Mossoró e Natal (RN). A previsão é que a prova termine no dia 27 de junho.



Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Rally Brasil) têm o patrocÁ­nio de Schaeffer Yatchs, Pirelli, Guaraná Antártica e Mitsubishi, além de apoio da Itamotors, Temp Clean e São Paulo-I.



Programação geral – 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões – PLP


16/06 – Secretaria de Prova, vistorias técnicas, coletiva de imprensa, briefing obrigatórios para equipes de apoio.
17/06 – Briefing obrigatórios para competidores, Parque de largada, largada promocional e prólogo noturno
18/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO)- Santa Helena/Rio Verde (GO)
19/06 – 2ª etapa – Rio Verde (GO) – Aruanã (GO)
20/06 – 3ª etapa – Aruanã (GO) – Niquelândia (GO)
21/06 – 4ª etapa – Niquelândia (GO) – Paranã (TO) – Etapa Maratona
22/06 – 5ª etapa – Paranã (TO) – Palmas (TO)
23/06 – 6ª etapa – Palmas (TO) – Balsas (MA)
24/06 – 7ª etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação