Truck: Caminhões Ford virão com motores eletrÁ´nicos em 2007

Djalma Fogaça aposta em favoritismo da equipe com esta tecnologia na próxima temporada.



Após a bela vitória do sorocabano Djalma Fogaça na Fórmula Truck em Tarumã (RS), a Ford Racing Trucks não tem dúvidas de que sua tradicional competitividade será mantida com o fornecimento dos motores eletrÁ´nicos para sua equipe oficial na próxima temporada. Deixando a motorização mecânica para trás, a meta agora será desenvolver e ajustar o novo sistema para que mais triunfos, como este último do “Caipira Voador”, ocorram no próximo ano.“Nossa equipe sempre teve excelente acerto de chassi, e com os novos motores não tenho dúvida nenhuma que seremos favoritos ao tÁ­tulo no ano que vem”, declara o piloto e chefe da equipeFord Racing Trucks/DF Motorsport.


 


O Ford Cargo comercializado nas concessionárias já utiliza motor eletrÁ´nico, que possue seis cilindros e 24 válvulas, das séries Interact (com 220 e 275 hp) e ISC (319 hp de potência), todos da Cummins e com tecnologia “common rail” de injeção, considerada a mais eficientes do mercado. A preparação para a versão de pista de corrida terá inÁ­cio em dezembro, na sede da equipe DF Motorsport em Sorocaba (SP), e a expectativa de aumento da potência em relação aos motores anteriores é da ordem de cerca de 150 hp.


 


As versões eletrÁ´nicas foram desenvolvidas para se enquadrar na legislação Conama P5 (equivalente a Euro 3), que reduz os nÁ­veis de ruÁ­dos e emissão de fumaça pelos veÁ­culos de grande porte. Outras vantagens deste motor turbo aftercooler para o transportador de cargas são o acelerador eletrÁ´nico e monitoramento de eventuais falhas no equipamento.


 


A última e decisiva etapa da Fórmula Truck em 2006 será no dia 10 de dezembro, em BrasÁ­lia (DF).